TRADIÇÕES DE CASAMENTOS NA ITÁLIA

Os casamentos italianos ainda seguem muitas tradições antigas. Assim como nós brasileiros, os italianos são intensos e é claro que essa intensidade toda não poderia ficar de fora do grande dia do casamento. Cada detalhe e símbolo carregam um significado especial, fazendo com que um casamento italiano seja cheio de emoções.

Eu trouxe 8 das principais tradições para você conhecer melhor e quem sabe aplicar no seu casamento algumas delas!

01. Mesa farta!

Na Itália, tudo começa e termina na comida. E no casamento, que é um dos eventos mais importantes para as famílias italianas, isso não é diferente. Antes da cerimônia, os parentes se juntam na casa da noiva para uma reunião regada a muita comida. É uma festança para toda a família, onde todos se sentam juntos para aproveitar a companhia e, é claro, a comida e o vinho.

02. Vestimenta

O vestido da noiva é um dos símbolos mais tradicionais. Geralmente é branco, ou tons pastéis se quiser variar um pouco. Para cerimônias religiosas, o véu é essencial! Além disso, a noiva segue um ritual especial, carregando consigo cinco itens: algo novo (que simboliza a nova vida que está se iniciando), algo velho(que simboliza o passado, que jamais deve ser esquecido nessa nova fase), algo emprestado (que simboliza o afeto das pessoas queridas que irão se manter presentes na vida do casal), um presente (que simboliza todo o carinho recebido pelos amigos e família) e algo azul (Símbolo de sinceridade e pureza. Antigamente, era a cor do vestido da noiva. Atualmente, o que se usa muito é uma cinta liga decorada com uma fitinha azul.).

Os noivos vestem ternos completos em tons escuros (preto ou azul marinho), com camisa branca e gravata, alguns optam por usar também colete, mas é questão de gosto pessoal.

03. Buquê

O buquê é escolhido pelo noivo e entregue à noiva pela mãe dele. É um gesto que simboliza a aprovação da futura sogra em relação à noiva. Conhecendo as “mammas italianas”, esse é um gesto realmente grandioso que simboliza a aprovação da futura sogra.

04. Superstições

Assim como no Brasil, os noivos não devem se ver antes do casamento. Aqui na Itália a coisa é ainda mais séria, eles não devem nem se falar  depois da meia-noite do dia anterior ao casamento! Também é considerado sinal de insegurança e indecisão caso a noiva esqueça algo em casa.

05. Chuva de arroz

Depois da cerimônia, é hora de festa! Um ditado italiano famoso diz: “Sposa bagnata, sposa fortunata” que significa “esposa banhada é esposa com sorte”, por isso é comum a chuva de arroz no final da cerimônia. Atualmente utiliza-se também chuva de folhas de oliveira ou pétalas de rosas.

06. Carro antigo

Os noivos geralmente vão para a festa em carros decorados, como carros antigos, vespas ou até mesmo pequenos tratores, especialmente se o casamento for no campo. Os convidados também decoram seus carros com fitas brancas e fazem barulho com as buzinas para celebrar.

07. Lembrancinhas

Os confetes ou amêndoas confeitadas são uma parte importante das lembrancinhas que os noivos dão no final da festa. Cada lembrancinha tem cinco confetes, simbolizando saúde, riqueza, felicidade, longevidade e fertilidade. Nesse casamento os noivos deram além dos confetes nos saquinhos garrafinhas com limoncello (o famoso licor de limão siciliano).

08. Ritual de chegada em casa

Ao chegarem em casa, é tradição o marido carregar a esposa nos braços para cruzar a porta que, reza a lenda, serve para proteger a esposa dos espíritos malignos que esperam na porta. Melhor seguir essa recomendação, né?

No final das contas, o mais importante é a alegria, a diversão e a celebração do amor e da união familiar durante o casamento italiano. As tradições são uma parte importante disso tudo, trazendo ainda mais emoção e felicidade para os noivos.

Se quiser mais informações sobre casamentos na Itália, entre em contato, vou adorar compartilhar com você minhas experiências.